Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de julho de 2010

AMAMENTAÇÃO


Como uma verdadeira "AMIGA DO PEITO" eu não poderia deixar de adicionar ao meu blog aguns itens muito importantes sobre AMAMENTAÇÃO. Afinal, não é a toa que escolhi esse nome: PATCH LOVES, portanto sempre estarei falando sobre "pedaços de amor". E falar sobre amamentação prá mim é falar de amor, de vida, afinal há quase seis anos dedico parte do meu tempo trabalhando em prol dessa causa.
Existem vários mitos, verdades, dúvidas que muitas vezes dificultam o início dessa nova fase para muitas mulheres...
Vou expor aqui alguns temas ligados direta ou indiretamente a AMAMENTAÇÃO,
visando principalmente apoiar, auxiliar e esclarecer.
A boa alimentação começa com a amamentação
A amamentação é mais fácil quando as mães têm informações sobre as práticas saudáveis para ela e para seu bebê, incluindo a importância do aleitamento exclusivo durante os 6 primeiros meses de vida.
Mesmo quando existem algumas dificuldades, a amamentação pode ser mantida se as mães receberem a compreensão e apoio dos familiares, dos amigos, da equipe de saúde e no seu ambiente de trabalho.
Por que o leite materno é bom?
O leite materno possui mais de 150 constituintes: proteínas, vitaminas, água, imunoglobulinas, gorduras, sais minerais, carboidratos e outros que são fundamentais para o desenvolvimento do bebê até os 6 meses de vida, não sendo necessário nenhum tipo de complemento, nem mesmo água, suco ou chá.
Será que existe leite fraco?
NÃO! O leite materno materno nunca é fraco.
A aparência do leite muda conforme a fase da amamentação: nos primeiros dias o leite recebe o nome de colostro, é um leite de aspecto concentrado, nutritivo e com muitos anticorpos. É a primeira vacina do bebê. Nesse início é muito importante que ele receba o colostro a toda hora. Protege e vai adaptando o jeito de mamar.
Com o passar do tempo, o organismo vai produzindo o leite de acordo com as necessidade e a idade do bebê, mudando de aparência conforme a duração da mamada.
Na primeira fase da mamada, a maior composição do leite é água para saciar a sede do bebê, dessa forma o leite tem um aspecto bem claro, aquoso.
À medida que o bebê vai mamando, esse aspecto muda para uma cor mais branca, sendo a maior constituição de proteínas.
No final da mamada o leite tem um aspecto amarelado pois sua maior constituição é gordura. É esse leite que sacia o bebê por mais tempo, e faz o bebê ganhar peso.
Por isso não é correto estipular tempo de mamada. Deve-se realizar uma mamada completa em cada seio e só alternar com o outro após esvaziamento completo do seio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário